30.11.16

intelectuais e mudança social




The real nazis run your schools
Dead Kennedys

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A verdadeira educação significa conseguir fazer as pessoas pensarem por si próprias - e este é um negócio complicado de se saber como fazer bem, mas que claramente exige que, seja o que for a que você esteja visando, tem de alguma forma capturar o interesse das pessoas e fazer com que elas queiram pensar, buscar e explorar.

As escolas premiam disciplina e obediência, e castigam a independência da mente. Se calha de você ser um pouco inovador, ou talvez você tenha se esquecido de ir à escola um certo dia, porque estava lendo um livro, ou algo assim, isso é uma tragédia, é um crime - porque você não deve pensar, deve obedecer e simplesmente continuar percorrendo as matérias do modo que for exigido.

E, de fato, a maioria das pessoas que conseguem passar pelo sistema de educação e chegam às universidades de elite conseguem isso porque mostraram-se dispostas a obedecer a um monte de ordens idiotas durante anos a fio - foi assim que eu consegui, por exemplo. É o seguinte: se algum professor idiota lhe diz "Faça isto", que você sabe ser algo que não faz o menor sentido, mas você obedece e faz, e então você passa para o degrau seguinte, e então obedece à ordem seguinte, e finalmente você consegue chegar ao fim, e eles lhe dão créditos: uma parcela horrível da educação é assim, desde o comecinho. Algumas pessoas seguem em frente com isso, porque eles calculam: "Tudo bem, farei qualquer coisa idiota que esse bundão mandar, porque eu quero seguir adiante"; outros o fazem porque simplesmente internalizaram os valores - mas depois de algum tempo essas duas coisas tendem a se confundir um pouco. Mas você faz, senão está fora: faça perguntas demais e vai se meter em encrenca.
Noam Chomsky

Trad.: Eduardo F. Alves